Processo
A produção de um filme, independente de seu formato final e linguagem, abrange uma série de etapas que nem todo mundo conhece! Mas tudo começa a germinar quando, através de um BRIEFING, o cliente transmite o seu objetivo para nós.
De posse do conteúdo base que criamos o ROTEIRO que irá guiar o que acontece em tela: o que é visto e o que é ouvido. A produção segue quando este roteiro é aprovado de forma definitiva.
Já a DECUPAGEM é o documento que discrimina as cenas que precisaremos gravar para transformar o roteiro em realidade. Ela pode ou não acompanhar um storyboard.
Na PRÉ-PRODUÇÃO que estabelece-se um cronograma, bem como profissionais e equipamentos envolvidos. Diversas outras atividades podem estar contidas nesta etapa, dependendo da dimensão da produção, tais como ensaios, pesquisas de arte e figurino e visita e escolha de locações.
E finalmente temos as diárias de FILMAGEM, o momento onde todo planejamento se concretiza.
Na MONTAGEM o quebra- cabeças começa a fazer sentido e o mais importante: ganhar ritmo.
Após isso, paralelamente acontece a SONORIZAÇÃO (inserção de narrações ajustes de mixagem, trilha sonora).
A criação de EFEITOS VISUAIS (computação gráfica, letterings, etc) vem em paralelo.
E não podemos esquecer da COLORIZAÇÃO das imagens, que definem o tom e estética da narrativa.
Com tudo ajustado e finalizado, segue a primeira versão para o cliente, que é sempre passível de ajustes, para que, vencida essa etapa, ocorra a ENTREGA final.