Os Diferenciais dos Filmes Animados

Produção de vídeos de animação gráfica, motion design, 2D e 3D.

Hoje vamos falar sobre um formato de produção que só cresce nos últimos anos. E agora, com o advento da crise mundial do Coronavírus, o formato foi mais impulsionado como tendência: vídeos de animação gráfica.

Trecho de animação de filme publicitário para o cliente Languiru.


O motion design, ou como também conhecemos, animação gráfica, ou animação flat, principalmente em 2D, mas tambem em 3D, tem um número infinito de opções narrativas e usos.


Hoje, nosso post vai dissecar estas possibilidades.

Trecho de animação de filme animado para o cliente Zenvia.


Algumas das perguntas mais relevantes em tempos de quarentena são: Como encontro meus clientes e me comunico com estes clientes? E a comunicação com meu público interno?


Vídeos animados, sejam eles narrativos ou explicativos são a resposta para criar alta conversão e engajamento. Conteúdo em animação é facilmente digerível e agradável de assistir. Os vídeos em animação gráfica, além disso, são um conteúdo super compartilhável.

Em termos de vendas on-line, os resultados dos filmes animados são dramaticamente superiores a outros meios.


Mas por que estes resultados?

Trecho de animação de filme publicitário para o cliente Melitta.


OS VÍDEOS DE ANIMAÇÃO GRÁFICA SÃO DIVERTIDOS

Como os vídeos explicativos animados são divertidos, os consumidores são atraídos para a história, tornando a mensagem de marketing muito mais eficaz.

Trecho de animação vídeo para o cliente Croasonho.

INFORMAM E EDUCAM

Cada vez mais, os consumidores querem conteúdo para informar e educar. De fato, estudos mostraram que 68% das pessoas dizem que esse é o tipo de conteúdo que consideram mais valioso. Vídeos de animação gráfica são projetados para fazer exatamente isso.

Trecho de filme em computação gráfica para o cliente Soul.

VÍDEOS ANIMADOS EXPLICATIVOS CHEGAM AO PONTO RAPIDAMENTE

Você provavelmente já ouviu falar que uma imagem vale mais que 1000 palavras. Isso não é nada comparado ao vídeo. Segundo a Forrester Research, um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras. Imagine com que rapidez se pode transmitir uma mensagem a possíveis clientes facilmente distraídos com um breve vídeo explicativo animado.

Trecho de animação de vídeo de segurança para o cliente Pepsico.

VÍDEOS EXPLICATIVOS SIMPLIFICAM ASSUNTOS COMPLEXOS

Com um vídeo explicativo animado, pode-se comunicar assuntos abstratos ou confusos com muita facilidade e, à medida que o entendimento dos clientes em potencial aumenta, as taxas de conversão também aumentam.

Trecho de animação de filme publicitário para o cliente Melitta.

MOTION DESIGN NÃO É SENTIDO COMO MARKETING

Com demasiada frequência, os consumidores desligam quando ouvem outra mensagem de marketing. Como os vídeos explicativos animados são realmente divertidos de assistir, eles são uma ótima maneira de promover sutilmente uma marca sem perspectivas alienantes e irritantes.

Trecho de animação de filme publicitário para a Prefeitura Municipal de Rio Grande.

VÍDEOS ANIMADOS EXPLICATIVOS SÃO ALTAMENTE COMPARTILHÁVEIS

Outro estudo on-line afirma que 97% dos consumidores dizem estar dispostos a compartilhar um ótimo vídeo de marca. Como os vídeos no estilo explicativo são tão divertidos de assistir, também são super compartilháveis, o que significa mais seguidores e novos clientes.
Eles são absolutamente ótimos para contar histórias.

As pessoas adoram uma ótima história. E não há meio melhor para fazer isso do que nos vídeos explicativos de desenhos animados. Pense em as crianças estão envolvidas nos desenhos animados da manhã de sábado. Bem, o mesmo vale para nós, adultos. Esses vídeos simplesmente funcionam.

Trecho de animação de vídeo de segurança em inglês para o cliente Valmet.

VÍDEOS EM MOTION DESIGN SÃO SUPER ENVOLVENTES

Os vídeos animados são super atraentes. É muito mais interessante ver os personagens voando, os acessórios aparecerem do nada e os cenários mudarem – do que ler um monte de texto de marketing sem vida. Para os profissionais de marketing, isso significa que há uma chance muito maior de que os clientes em potencial assistam aos seus vídeos até o final, assistindo à sua mensagem de marketing completa.

Trecho de animação de filme publicitário para o cliente Agrofel.

ELES PODERÃO MELHORAR A CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA DO GOOGLE?

Todo mundo sabe que não é fácil chegar à primeira página do Google. No entanto, um site com vídeo tem muitas vezes mais chances de chegar à primeira página. Com um vídeo em animaçãohá uma chance maior de tornar isso realidade.

Trecho de vídeo animado para o cliente Italínea.

VÍDEOS ANIMADOS REDUZEM AS CHAMADAS DE SUPORTE

Não há muito mais frustrante (e demorado) do que uma lista gigante de tíckets de suporte esperando todas as manhãs.

Felizmente, os vídeos explicativos animados são uma ótima maneira de responder perguntas comuns dos clientes, minimizando suas necessidades de suporte. De fato, quase metade das empresas afirma que, usando vídeos, conseguiu reduzir as chamadas de suporte.

Trecho de vídeo animado para o cliente Digifred.

VÍDEOS ANIMADOS SÃO MEMORÁVEIS

Apenas 10% das pessoas se lembram de textos que leram há minutos atrás. Por outro lado, os visualizadores de vídeo podem reter até 95% da mensagem de um vídeo.

Por esse motivo, um vídeo explicativo animado é uma ótima maneira de permanecer memorável com os clientes em potencial – o que é extremamente importante, pois a maioria das pessoas exige várias exposições a uma marca antes de fazer uma compra.

Abaixo listamos alguns usos dos filmes em motion design por plataforma.

Trecho de vídeo institucional animado para o cliente MK Química.

PÁGINAS INICIAIS E INTERNAS DE SITES

Mais da metade dos visitantes do site gasta menos de 15 segundos em um site. Quando eles saem de um site sem se envolver com ele, eles dizem que “saltaram”.

Ao colocar um vídeo explicativo animado na página inicial ou na página de destino, é reduzida a taxa de rejeição em média em 34%!
E como os clientes em potencial serão muito mais engajados, é muito mais provável que se verifique o restante do site gerando mais vendas.

Trecho de vídeo animado para o cliente Melitta.

FACEBOOK ADS E OUTRAS REDES

Se a ideia é criar um anúncio no Facebook para impedir alguém de rolar a página e dispersar a atenção, um vídeo explicativo animado é a solução perfeita. É por isso que eles são o tipo de vídeo mais popular usado pelos profissionais de marketing hoje.

Os vídeos no Facebook são compartilhados mais de 12 vezes mais que o texto e os links.

E no Twitter, 700 vídeos são compartilhados a cada minuto.

É por isso que os vídeos explicativos animados são tão perfeitos para as mídias sociais. Com seu alto valor de entretenimento, eles têm o potencial de se tornar viral rapidamente.

Trecho de vídeo animado para o cliente Croasonho.

VÍDEOS DE VENDA

Os slides do PowerPoint ou os vídeos de “cabeça falante” são as formas antigas das empresas para fazer vendas. Hoje, há uma opção muito melhor – vídeos explicativos animados.

Como eles combinam narrativa, emoção e personagens envolventes, esses vídeos chamam a atenção dos clientes em potencial e mantêm-no até o fim – dando aos profissionais de marketing tempo para vender aos clientes potenciais os benefícios de sua solução, enquanto combatem as objeções típicas dos compradores.

Trecho de vídeo animado 3D para a agência Vossa.

FINANCIAMENTO COLABORATIVO – CROWDFUNDING

Milhares de projetos são adicionados ao Kickstarter todos os anos, tornando realmente difícil para os empresários iniciantes chamar a atenção um projeto em específico. Infelizmente, isso significa que menos de um terço dos que buscam financiamento alcançam seus objetivos.

Mas foi comprovado que para aumentar os resultados do financiamento vídeos são uma ferramenta indispensável. Segundo o Kickstarter, um vídeo melhora as taxas de sucesso do financiamento em 50%.

Trecho de vídeo de produto em animação para o cliente HERC.

PÁGINAS DE PRODUTOS


Alguns produtos exigem explicações complexas. Os filmes em computação gráfica, exclusivos e peculiares, são perfeitos para ilustrar os benefícios dos produtos de uma maneira divertida e fácil de entender.

Além disso, 60% dos clientes em potencial dizem que preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele. Com uma taxa de conversão como essa, é fácil ver como as animações se pagam.

Trecho de vídeo de segurança do trabalho. animado, para o cliente Pepsico.

APRESENTAÇÕES & VÍDEOS DE TREINAMENTO


Muitas pessoas lutam para assistir a uma apresentação ou um vídeo de treinamento. E se elas conseguem fazer o caminho todo, geralmente não estão dando toda a atenção.

Não é assim com as animações gráficas. Por serem animados, envolventes e divertidos de assistir, elas são ótimos para chamar atenção, explicar conceitos complexos e aumentar a retenção de aprendizado.

Tela de animação de filme publicitário para o cliente Melitta.

EMAILS

Vídeos de animação gráfica animados são perfeitos para email marketing. Eles podem dobrar resultados e gerar engajamento a marcas. Que tal ter um vídeo explicativo animado da “história da marca” à assinatura de email?
Com o trabalhador médio enviando 40 e-mails comerciais por dia, expõe-se inúmeros novos clientes em potencial.

Todos estes pontos são relevantes na hora de decidir por produzir em animação gráfica.

Na Cinematográfica entregamos ao nosso cliente o pacote completo: desenvolvimento do projeto, roteirização e desenvolvimento visual, além da animação, é claro, e todo processo de sonorização: locução, trilha sonora, efeitos de som e mixagem.

Visite o nosso portfólio e assista algumas amostras.

Entre em contato conosco para saber mais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email